Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social e o envolvimento de pessoas a nível internacional sem fins lucrativos efectivos, adquire especial importância pelas transformações de ordem económica, política, social e cultural.

Esta nova realidade, levou ao desenvolvimento de novos modelos de relações entre instituições, organizações, mercados e a sociedade. O desenvolvimento de estratégias comuns e a facilidade de comunicação à escala global, resulta na percepção da sociedade actual e das inúmeras necessidades existentes nos mais diversos pontos do globo. O nascimento de objectivos partilhados e a partilha de conhecimento ou meios, cresce significativamente.

O que é a KIVA?

Em 2005, em São Francisco ( Estados Unidos da América ) nascia uma organização com o nome de KIVA ( url : https://www.kiva.org ), fruto da percepção de 1700 mil milhões de pessoas por todo o Mundo, não terem acesso a contas bancárias e por consequência os serviços financeiros associados.

A KIVA através de crowfunding proporciona meios financeiros coletivos enquanto empréstimo, desbloqueando assim capital para concretização de objectivos pessoais ou profissionais. Desta forma, eliminam as barreiras associadas ao acesso financeiro em todo o Mundo. Desta forma, a Kiva proporciona o pagamento de mensalidades a estudantes, homens e mulheres podem abrir os seus próprios negócios, agricultores investir em equipamentos ou somente famílias pagarem os cuidados médicos necessários.

Uma década com a Kiva e a Responsabilidade Social

Desde 2010, através de pequenas acções de crowdfunding, pessoas dos mais variados países e sectores contam com o apoio que é possível desenvolver. Breve resumo de projectos apoiados :

  • 31 projectos apoiados divididos por 13 países, dos quais é possível destacar Timor Leste, Quénia, Filipinas, El Salvador, Equador, Colômbia.
  • 35% dos projectos apoiados relacionados com projectos agrícolas;
  • 90% dos projectos apoiados, foram criados pelo sexo Feminino.
  • 98% dos projectos concretizados e empréstimos pagos aos chamados Lenders.

Indicadores de sucesso, fruto do trabalho de organização com pequenas ONG´s locais espalhados por todos os Continentes, com quem a Kiva desenvolve a sua actividade, através dos Lenders. Aos empreendedores no terreno e às ONG´s , parabéns pelo vosso sucesso!