Empreender

Empreender é de uma forma geral a transformação de ideias ou sonhos, em realidade. Ser proprietário do próprio negócio, na generalidade dos casos, complexo em qualquer parte do Mundo. É necessário planeamento constante, correcções permanentes face aos acontecimentos comparando com o plano estipulado. É abdicar parcialmente de tempo com os amigos, por vezes família, sacrificando na generalidade dos casos férias, feriados ou fins de semana. É estar de forma contínua ao mercado, ás variáveis que podemos dominar no próprio negócio e contar com o sócio invisível, mas presente, que é o Estado.

Criar algo de novo, inovador ou simplesmente melhorar significativamente algo já existente, no mercado de actuação. Empreender é apresentar inovação, seja esta de processos já existentes ou de conceito, seja tecnologia adoptada na prestação de serviços ou desenvolvimento de produtos ou até mesmo ao nível do processo de comunicação.

Empreender, é ser persistente de forma sistemática, para que o próprio produto, serviço, conceito seja único e distinto da concorrência directa e indirecta, criando simultaneamente barreiras à entrada de novos players de mercado.

Empreender é estar atento de forma geral atento à concorrência aos produtos ou serviços criados e lançados no mercado em que actua. Por outro lado, a criação de novos produtos ou serviços que sejam claramente vantagem competitiva em determinado período de tempo, que possam por um lado crescer o próprio negócio de forma sustentada e por outro criar gaps acrescidos face à concorrência.

É ser rodeado de pessoas motivadas, trabalhadoras, que sejam um forte complemento ao conhecimento, criando uma equipa forte, motivada, com os mais variados objectivos pessoais e profissionais. É fazer crescer personalidades, equipas, em prol de resultados partilhados. É ser compreendido e compreender os mais diversos pontos de vista, ainda que possam ser contrários. É mover pessoas, no limite a empreender se esse é o seu objectivo.