Luís Lopes

Tlf.: +351 912 651 030

Bitcoin que futuro?

Bitcoin que futuro? Provavelmente uma das perguntas que mais vezes foram feitas ao longo dos anos por interessados nos assuntos de ativos digitais, cripto ativos ou moedas digitais. Interessa primeiro perceber o que é e como nasce o cripto ativo mais valorizado no Mundo.

Bitcoin

Bitcoin - Conceito

Bitcoin é um conceito de cripto ativo que não necessita de entidades externas para concretizar uma transação entre duas entidades. Nesta perspectiva bancos, corporações ou estados, não são agentes no processo de transferência.

O registo do domínio bitcoin.org data de 18 Agosto de 2007. Posteriormente em Novembro do mesmo ano é publicado por Satoshi Nakamoto um estudo denominado de Bitcoin : A Peer-To-Peer Electronic Cash System . O conceito de peer-to-peer era já conhecido noutra perspectiva (quem não se lembra do famoso Napster , famosa rede P2P de discografias completas em formato MP3, 1999-2001).

Quem é Satoshi Nakamoto ?

Satoshi Nakamoto é … bem na realidade ninguém sabe quem é ao certo. Existe uma elevada especulação em redor deste assunto e sugeridos alguns nomes atribuídos a este pseudónimo. Desenvolveu o primeiro banco de dados da blockchain em 2009, altura que minerou (foi processado) o primeiro bloco de dados na blockchain. Satoshi Nakamento desenvolveu também a solução do duplo gasto com a moeda digital / cripto ativo . Teve elevada importância no desenvolvimento do Bitcoin até Dezembro de 2010.

Gradualmente o domínio e outros domínios relacionados foram entregues a outros membros da comunidade, com quem tinha maior relacionamento. Satoshi Nakamoto não se sabe quem é ainda hoje. Se por um lado existe a teoria que é de origem Japonesa, e-mails, posts em fóruns, demonstram que tem um inglês perfeito deitando por baixo esta teoria. Por outro lado, a perfeição do código fonte da blockchain conduz a teorias de que na realidade são várias pessoas ou somente um pseudónimo.

Existem várias teorias de que Vincent Van Volkmer, Craig Steven Wright, Hal Finney, Dorian Nakamoto, Nick Szabo, entre outros nomes mencionados ao longo da última década.

A primeira transacção de cripto ativos?

Decorria o ano de 2010, mais concretamente o dia 22 de Maio, que ficou sobejamente conhecido como Bitcoin Pizza Day. Porquê? Decorria a criação das transações quando Laszlo Hanyecz concordou pagar por duas pizzas 10.000 bitcoins .

Vocês perguntam… 10.000 Bitcoins? É verdade, na altura o preço era mínimo e estou seguramente certo que aos dias de hoje seria considerada uma pessoa com elevados problemas psiquiátricos, uma vez que no presente ( Fevereiro 2021, equivale a 527 Milhões de USD – 1 bitcoin = 52700 usd).

Que impacto para privados?

Bitcoin é hoje em dia uma forma de crescimento financeiro em determinado espaço temporal ( mas também decréscimo e esta nota é importante para um investidor em cripto ativos ). Os pagamentos em Bitcoins podem ser utilizados em dispositivos móveis, através da leitura e pagamento, simplesmente em duas etapas. Não necessita de pin, passar cartão ou assinar nada. Mas então, perguntam vocês e o NFC touch dos cartões multibanco? Bem, na realidade precisam de uma entidade externa ( entidade bancária emissora do cartão). Para proceder a uma transacção necessita basicamente de dois dispositivos com uma app wallet instalada em que a pessoa que paga, vai ler com o seu dispositivo o QR Code da receptor, ou NFC).

As transações realizadas com Bitcoin são protegidas através de assinaturas criptográficas,  matematicamente e energia, nomeadamente gasta na prova de trabalho (POW – Proof of Work), no processamento da informação na blockchain.  A blockchain funciona em qualquer lugar em qualquer hora. Funciona exatamente como o seu email, sempre disponível para utilização. Funciona de forma permanente, levando poucos minutos a proceder a uma transferência de bitcoins, ao contrário do seu banco que necessita de dias úteis para uma simples transferência nacional ou internacional. 

Verdadeiramente simples, mas … pagamos as transferências realizadas? Depende somente da carteira que utiliza ( wallet ). Se é o receptor dos bitcoins não existe lugar ao pagamento de uma taxa, no entanto, para quem envia, existe sempre uma taxa de transação que varia de acordo com a carteira que utiliza. Algumas carteiras apresentam os valores das taxas e poderá decidir uma taxa mais baixa ( ou até que valor está disposto a pagar) sendo o processo mais lento ou pagar uma taxa mais elevada (se é mais urgente). Habitualmente as taxas estão relacionadas com os valores transferidos.

O Bitcoin não tem um número de cartão de crédito ou conta bancária associada, tem uma carteira de ativos ( wallet ) constituída por uma série de números e letras que não revela a sua identidade na blockchain. Ou seja, é impossível de saber que determinada carteira lhe pertence. Baseado nisto, existe toda uma corrente que associa os bitcoins em particular e outros ativos em geral a tráfico de armas, drogas e outros crimes. No entanto, é preciso também dizer que crimes existiram, mesmo prévios à criação de cripto ativos e neste caso o Bitcoin. Na realidade o dólar americano é a moeda mais utilizada na área do crime.

Mas é somente uma moeda? Ativo digital?

A blockchain proporciona aos utilizadores proteção para as fraudes mais comuns, como por exemplo cobranças indesejadas ou devoluções. Aos utilizadores é dada a possibilidade de salvaguardar ( backup ) as suas carteiras (wallets). Dispensa conta bancária e permite a realização de transacções entre utilizadores a qualquer hora e em qualquer ponto geográfico. Este pode ser um forte contributo ao comércio global.

O processo de transacções pode ser também utilizado para crowdfunding, doações, pequenos pagamentos, entre tantas outras operações fruto da descentralização de dados, segurança e celeridade. Bitcoin é muito mais do que uma simples moeda digital ou ativo.

Onde posso adquirir Bitcoins?

O processo mais simples é através da adesão a uma Exchange . As mais conhecidas à data presente são a BINANCE e a COINBASE, por motivos diferentes que são apontados nos mais diversos grupos de Facebook, Telegram ou Whatsapp .

A COINBASE com origem americana disponibiliza atualmente 42 moedas / Tokens possíveis de adquirir após a transferência de fundos ( via SEPA) ou imediato utilizando um cartão VISA / Mastercard . Caso presentada abrir conta na Coinbase, siga este link . (oferta de 8,25€ em Bitcoin. Requisito de um depósito mínimo de 90€ ). 

A BINANCE é mais vasta no que concerne aos pares de comercialização de moeda e Tokens, no entanto, apresenta menos usabilidade para quem quer iniciar neste mundo. Se pretende abrir conta na Binance sugiro que siga este link . Estou no programa de afiliados, ambos ganhamos 10% do valor de fees de transacções.

Após criação da sua conta, é habitualmente solicitado comprovativo de identidade, através do Cartão de Cidadão ou Passaporte, assim como comprovativo de morada ( através de uma fatura de telecomunicações, água, luz, cabeçalho de extracto bancário, entre outros. A factura deverá ter uma data inferior a 90 dias, prévia à data de registo nas plataformas).

Mas só existem estas duas plataformas? Não , efetivamente existem dezenas de plataformas, de origem diferente. Estas são as mais conhecidas a nível Mundial e que apresentam maiores volumes de transacções entre utilizadores.

Legislação Portuguesa em vigor sobre cripto ativos

A Legislação Portuguesa à presente data ( 20 Fevereiro 2021 ) é omissa no que concerne às criptomoedas ou cripto ativos.
Em termos particulares não são tributados os rendimentos provenientes desses ativos e na ausência de regulamentação em Portugal o enquadramento fiscal dos rendimentos obtidos em matéria de IRS não está definido. No entanto, se exerce profissionalmente enquanto empresa, segue os parâmetros habituais de uma empresa. 

Últimos 10 artigos publicados